16/07/2021 Acordo de Cooperação Técnica entre Goianorte e INSS garante posto de atendimento previdenciário ao município

Município assina Acordo de Cooperação Técnica com o INSS

Um grande avanço para o município de Goianorte foi anunciado na manhã desta quinta-feira (15), pela prefeita Maria de Jesus Amaro “Nega”, durante encontro de gestores na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a viabilização de posto de atendimento previdenciário no município.

O evento reuniu cerca de 80 prefeitos, no qual estiveram presentes o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, e o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

A assinatura do ACT favorecerá às gestões locais a levarem postos de atendimentos do INSS para os Municípios, em especial aqueles que não dispõem de unidades do órgão previdenciário. A ação tem a parceria da Bancada Federal do Tocantins.

Segundo a prefeita Nega, Goianorte terá a grande oportunidade de levar o atendimento de serviços previdenciários de forma que o cidadão possa requerer seus benefícios e direitos sem sair do município. “Mais um grande avanço para o povo goianortense, que certamente proporcionará mais conforto e segurança, além de evitar gastos de deslocamentos” pontuou a gestora.

Segundo o INSS, já existem 730 ACT assinados com entidades em Municípios que não possuem agência do órgão previdenciário. Ainda segundo o Instituto, são mais de um milhão e meio de atendimentos realizados via parceiros. Após firmado o ACT, a prefeitura tem acesso ao sistema do INSS para realizar os serviços do órgão especificado no Acordo. Ainda, o órgão previdenciário realiza a capacitação dos servidores municipais para atuarem nos atendimentos.

Adm. 2021/2024 "A gente faz e o progresso continua."