01/06/2021 PARABÉNS GOIANORTE 32 ANOS

O Município de Goianorte-TO completa hoje 32 anos de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. VIVA GOIANORTE 1º de junho de 1989 / 1º de junho de 2021

GOIANORTE-TO COMPLETA HOJE 32 ANOS.

VIVA GOIANORTE!

1º DE JUNHO DE 1989 - 1º DE JUNHO DE 2021.

Histórico

O Município de Goianorte.

História e Geografia
Histórico

A partir de 1950 começaram a chegar ao local os primeiros moradores que eram agricultores atraídos por notícias de terras férteis e também garimpeiros. Dentre eles, os fazendeiros Alfredo Silva Aguiar e Gabriel Pereira; os pesquisadores Antonio DelfinoRaimundo FumeiroTadeu de Sá Coutinho e Zé Pequeno, o comerciante Antenor Barreira e os garimpeiros Barnabé e Benedito Barbosa, este conhecido por Bernardo, que fundaram o garimpo do Morro do Mato,

Depois vieram Elias PintoJosé Farias de SousaManoel de Sousa Sobrinho e outros. As esposas dos garimpeiros eram quebradeiras de coco, atividade da qual tiravam uma pequena renda. Novas famílias vindas de várias regiões foram chegando e implantando lavouras, criação de gado, além de garimpeiros à procura de minério, dando origem ao Povoado de Morro do Mato, que posteriormente recebeu o nome de Goianorte.

Origem do nome: No início era conhecido por Morro do Mato devido ao morro onde se fazia o garimpo de cristal. Ao se tornar distrito, seu nome de Goianorte é um topônimo e vem da fusão dos nomes GOIÁS, perdendo o 'S' final + NORTE = GOIANORTEfoi escolhido em homenagem ao antigo Norte goiano, sugestão do garimpeiro Manoel de Sousa Sobrinho que em 1954 se elegera prefeito de Araguacema, município ao qual pertencia o recém criado distrito de Goianorte.

Formação Administrativa

No ano de 1956 foi criado o distrito com a denominação de Goianorte, pela lei municipal nº 58, de 10-04-1956, subordinado ao município de Araguacema.

Em divisão territorial datada de 01/08/1960, o distrito de Goianorte, figura no município de Araguacema. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-08-1983.

Foram subprefeitos: Ananias Araújo Coutinho, Isaías Jardim, José Fumeiro, João de Oliveira, José Raimundo e Tadeu de Sá Coutinho.

Foram vereadores representantes do distrito: Deusdeth Rocha, Ananias Araújo Coutinho, Epaminondas Parente, Almir de Sousa Silva, Severino Ribeiro da Silva e Valton José do Couto (Valtinho).

São considerados fundadores os pioneiros José Farias de Sousa e Tadeu de Sá Coutinho.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Goianorte, conservando o mesmo topônimo, pela Lei Estadual nº 10444, de 13-01-1988, (quando ainda pertencia ao Estado de Goiás), desmembrando-se do município de Araguacema, sede no antigo distrito de Goianorte.

Em 16 de abril de 1989, foram convocadas eleições municipais e em 1º de junho de 1989 realizou-se a posse do 1º Prefeito, do Vice e da Câmara Municipal, em cuja data deu-se por instalado o Município de Goianorte.

Localização

O Município de Goianorte está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na microrregião de Miracema do Tocantins, com coordenadas geográficas de: 8° 46º 33º de latitude e 48° 55º 54º de longitude, com altitude de 2536 metros., a noroeste, na bacia do Rio Araguaia, Integra a 6ª Região Administrativa do Estado.

Em 16 de abril de 1989, foram convocadas eleições municipais e, com a posse do 1º Prefeito, do Vice e da Câmara Municipal, deu-se por instalado o novo Município em 1º de junho de 1989. A festa religiosa é celebrada em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em 08 de setembro de cada ano. Distante 250 km de Palmas e a cerca de 1200 km de Brasília-DF.

Goianorte do Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam goianortenses.
O município se estende por 1 801 km² e contava com 4 960 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 2,8 habitantes por km² no território do município.
Faz divisa territorial com os municípios de: Araguacema, Colméia, Pequizeiro, Dois Irmãos do Tocantins e Miranorte.

Goianorte fica a cerca de 70 km da B-153 / Belém-Brasília / Norte-Oeste de Guaraí a maior cidade nos arredores.
Situado a 272 metros de altitude, Goianorte tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 8° 46' 22'' Sul, Longitude: 48° 56' 8'' Oeste.

Administração do município de Goianorte

município de Goianorte tem como prefeita a Senhora MARIA DE JESUS AMARO DE OLIVEIRA PARENTE / Prefeita NEGA, que como chefe do Executivo municipal, exerce a função de administrador dos serviços públicos locais.

A Prefeita de GOIANORTE-TO chama-se MARIA DE JESUS AMARO DE OLIVEIRA PARENTE / Prefeita NEGA.

O Vice-prefeito é o Senhor ELIVAN SOUSA BARBOSA.

HISTÓRICO ADMINISTRATIVO / PREFEITOS E VICE-PREFEITOS (AS):

1989/1992  - Pref.: Antonio de Souza Parente

Vice-Prefeito: João Martins Oliveira

1993/1996 – Pref.:Antonio de Aguiar

Vice-prefeita: Laura Helena Medrado Cardoso

1997/2000 – Pref.:Antonio de Souza Parente

Vice-Prefeito: Craudison José Lourenço

2001/2004 – Pref.:Pedro Pereira da Silva

Vice-Prefeito: Luzair Batista Teixeira

2005/2008 – Pref.:Antonio de Souza Parente

Vice-Prefeito: Luzair Batista Teixeira

2009/2012 – Pref.:Raimundo da Silva Parente

Vice-Prefeito: Adevair Ferreira de Andrade

2013/2016 – Pref.:Luciano Pereira de Oliveira

Vice-Prefeita: Laurinda Medrado da Silva Morais

2017/2020 – Pref.:Luciano Pereira de Oliveira

Vice-Prefeita: Laurinda Medrado da Silva Morais

2021/2024 – Prefeita: Maria de Jesus Amaro de Oliveira Parente

Vice-Prefeito: Elivan Sousa Barbosa

Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Goianorte-TO,  Av. Sete de Setembro, s/nº, Qd. 85, Centro, CEP: 77.695-000. Poderá também pode contactar a Prefeitura por telefone pelo seguinte número : (63) 3424-1203.

Site: www.goianorte.to.gov.br

E-mail: prefeituragoianorte.to@gmail.com