11/03/2019 GOIANORTE REALIZOU A 10ª DESCIDA ECOLÓGICA AMIGOS DO "RIO BANANAL"

Edição 2019 aconteceu nos dias 02,03,04 e 05 de março no percurso Goianorte a Couto Magalhães-TO.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANORTE-TO, por meio da Secretaria MUnicipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou a 10ª Descida Ecológica AMIGOS DO RIO BANANAL nos dias 2, 3, 4 e 5 de março de 2019.

A Edição deste ano de 2019 fez o mesmo percurso do anto anterior: de Goianorte a Couto Magalhães-TO, rota Rio Bananal ao Rio Araguaia e contou com a participação de 150 (Cento e cinquenta) navegantes e 52 (Cinquenta e duas) embarcações (barcos / voadeiras).

A solenidade de abertura aconteceu no sábado, dia 02/03/2019, às 08:00 hs, em frente à Prefeitura Municipal de Goianorte-TO e teve a presença de muitas pessoas goianortenses e de várias  outras de cidades vizinhas. Registrou-se também a presença do Prefeito Municipal Luciano Pereira de Oliveira, responsável legítimo do Município anfitrião do evento, registrando-se também as presenças do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Lindomar Paula de Siqueira, do Deputado Estadual Vilmar de Oliveira, de prefeitos das cidades vizinhas, da Câmara Municipal de Vereadores de Goianorte, dos secretários municipais e várias outras autoridades.

Logo após foi realizada uma carreata pelas avenidas prinicipais da cidade até o local de desembarque das embarcações e início da navegação da 10ª Descida Ecológica.

A edição 2019 aconteceu normal sem nenhuma intercorrência e durante a realização da descida ecológica foram realizadas palestras aos participantes nos acampamentos, como também foi feita a coleta de lixo no leito do Rio Bananal e às margens do mesmo, e cujo o lixo recolhido foi todo ensacado e transportado por caminhão até ao LIXÃO do Município de Goianorte-TO para fazer o descarte final.

No decorrer da 10ª Descida Ecológica AMIGOS DO RIO BANANAL também foi realizado o plantio de muitas mudas de árvores às margens do Rio como continuidade do Projeto de reflorestamento e revitalização da paisagem e conservação do habitat de animais silvestres. Nesta ocasião também foi feita a vistoria e monitoramento das árvores plantadas nos anos anteriores.

A Prefeitura Municipal de Goianorte-TO contou com o apoio logísgico e financeiro da estrutura municipal própria, como também o apoio de populares e empresas, autoridades públicas e das Prefeituras parceiras da nossa região.

"Preservar o meio ambiente é preservar a vida."